quarta-feira, 25 de julho de 2007

Desemprego é problema para todos

O desemprego é um problema que já faz parte da rotina e da realidade dos brasileiros, e por mais que o governo crie novas promessas ou investimentos para combatê-lo, a falta de oportunidade para uma carteira assinada continua e nada é suficiente para atender a grande demanda do mercado de trabalho.
Em Ribeirão Preto, foi criado no ano 2000, o programa Ribeirão Jovem com o objetivo de integrar o sistema de estágio e apresentar estratégias com relação ao primeiro emprego. Segundo Alessandro Maraca, advogado e coordenador do programa, a cidade apresentou interesse em firmar uma parceria, mas sem muito êxito. “O principal programa do Ribeirão Jovem é o Estágio Cidadão, que oferece oportunidade para mais de 1500 adolescentes por ano diretamente na Prefeitura, junto às Secretarias ou Autarquias”, diz. Maracá ainda explica como funciona o projeto. “É como se fosse um primeiro emprego, que atende a partir dos 16 anos para aqueles que cursam ensino médio, técnico ou superior”.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, jovens de 16 a 24 anos representam grande parte dos desempregados do país, quase o dobro da taxa de desemprego geral. Por esse motivo foi criado o PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego), que tenta combater a pobreza e a exclusão social.
Para o coordenador, três grandes motivos dificultam a vida dos jovens ao procurar emprego. “Primeiro: falta uma política séria do governo federal para resolver o problema, apontando soluções principalmente no que diz respeito à educação para o trabalho. Segundo, o empresário brasileiro está acostumado a exigir experiência, perde a oportunidade de treinar um jovem e moldar aquele trabalhador da forma que ele gostaria”, diz Maracá, destacando detalhes da atualidade. “E, por último, a falta de interesse dos jovens em se prepararem para o mercado de trabalho”, afirma Maraca.
Lucas Izidoro Álvaro Alvarez, de 18 anos, conseguiu seu primeiro trabalho em fevereiro desse ano. Um amigo levou o seu currículo na empresa de telefonia de sua cidade, e ele foi chamado para uma entrevista. “O jovem passa a seguir regras, ter metas e horários para cumprir, e busca dar o melhor de si para ter a sensação de dever cumprido e contribuir com o desenvolvimento da empresa”, conta Alvarez, referindo-se sobre a importância de se conseguir um trabalho, ainda jovem.
Antigamente existia a Polícia Mirim, projeto que também incentivava jovens na conquista do primeiro emprego. Warley Aparecido dos Santos, de 23 anos, foi um dos jovens que conseguiu ser efetivado através do programa. “A Polícia Mirim encaminhava o jovem através de solicitações de empresas parceiras. Ele era selecionado de acordo com a distância da residência até o local de trabalho”, explica. Para ele, a dificuldade em conquistar o mercado existe porque as empresas sempre esperam experiência de seus futuros funcionários. “São raras as empresas que dão oportunidade para jovens que não tiveram indicação de algum funcionário ou que não têm experiência”, diz.
A economista Priscilla Matias Flori diz que as barreiras encontradas pelos jovens são, na verdade, um mito. “A alta taxa de desemprego se deve pela alta rotatividade que há no mercado de trabalho, ou seja, o jovem entra e sai de vários lugares com muita freqüência”, afirma. Priscilla ainda conta que isso não é ruim, pois a juventude está em busca do emprego certo. “O jovem procura até achar o local com o qual tem total afinidade”, completa.
Apesar dos mitos, a economista ainda diz que existe um preconceito por parte dos empregadores quando se trata do assunto, mas não é o que predomina no mercado. “Dados recentes apontam o investimento em capital humano por parte das empresas. Além disso, há instituições, como o SENAI, que se preocupam com a capacitação dos jovens”, explica. Ela ainda diz que, por esse motivo, o jovem está entrando para o mercado de trabalho mais bem qualificado.
De acordo com Maraca, o caminho para resolver o desemprego é a formação para o trabalho. “Os jovens têm que se preparar para o mercado, se reciclar sempre. O governo tem que fazer sua parte também, assim como as empresas, que deveriam observar a oportunidade que estão perdendo em formarem seus próprios funcionários”, conclui Maraca.


Obs: A matéria “Desemprego é problema para todos” foi publicada na edição de maio/2007 no Jornal do Ônibus, jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Unaerp.

Nenhum comentário: